top of page

"Real ID" será necessária para realizar viagens aéreas?

Atualizado: 28 de set.


Sim, mas, não se preocupe: o passaporte seguirá podendo ser utilizado! Entenda...


Caso não haja adiamento, a partir de 07 de maio de 2025, se você deseja pegar um vôo domestico e planeja utilizar a sua carteira de motorista (driver license) como meio de identificação, o seu documento precisa ser "Real ID compliant": carteira de motorista emitida somente para residentes permanentes ou portadores de visto válido, que possui uma estrela dourada.


Porém, atenção! Isso não significa dizer que você não possa continuar a utilizar outras formas de identificação, como o tradicional passaporte. O passaporte permanecerá sendo meio válido de identificação mesmo após 07 de maio de 2025.


A única exigência é que o passaporte seja válido, ou seja, esteja dentro do prazo de validade, não importando se há visto ou se a data do visto está expirada. O visto só é relevante para viagens para fora do país. Nos vôos domesticos, não há verificação de visto.


Caso o seu passaporte esteja expirado, solicite um novo passaporte ao consulado com antecedência para não enfrentar maiores problemas na hora de viajar. Em algumas situações, é possível, inclusive, solicitar o passaporte pelo correio.


Por fim, deixamos link para listagem presente no site do TSA contendo todos os documentos aceitos para a realização de viagens aéreas domésticas. O décimo primeiro item listado é o passaporte estrangeiro (Foreign government-issued passport).



Boa viagem!

Comentarios


bottom of page